Pseudopatas: Laércio Fonseca, Física Quântica e Espiritismo

05/09/2010 § 3 Comentários

Todos que já tiveram algum contato com físicos notaram que o nível de distúrbios mentais entre nós é alto (principalmente por causa do estresse causado pela dificuldade do curso e pela alta concentração de hormônios masculinos no ar ao nosso redor). Normalmente, esses distúrbios não se tornam perigosos, afinal discutir Relatividade com postes a fim de controlar a carência é inofensivo. Entretanto, algumas vezes o físico chega naquele ponto em que todos esperam que, num belo dia de sol, ele chegue na universidade com um grande sorriso no rosto e uma metralhadora na mão. Como a idéia de ser morto, degolado ou estuprado por seres assim não agrada aos físicos menos afetados, acabamos convivendo com os perigosos para que, quando ele for matar a todos, pelo menos nos deixe por último. Assim, eles acabam se formando, ganhando o estrondoso respeito de um físico formado (somos tão respeitados quanto uma dançarina de funk que vende calcinhas usadas no eBay) e espalhando suas idéias malucas por aí sob o disfarce de “físico extremamente respeitado na comunidade científica”.

E é por tudo isso que eu criei essa seção do blog: os Pseudopatas. Como o próprio nome já diz são os pseudo-cientistas, que espalham idéias absurdas e não aceitas na comunidade científica em geral, e têm em sua personalidade algum indício de que vai torturar pessoas algum dia.

O felizardo que estréia essa magnífica seção é o Prof. Laércio Fonseca:

Dentre suas brilhantes idéias, estão:

  • A chamada “Nova Física”, que é uma expansão da Mecânica Quântica e explica a existência dos espíritos em outros planos da realidade como uma simples conseqüência da quantização da energia (que cria uma quantização da massa do universo).
  • O chamado “salto quântico”,  a transição entre um elétron de níveis de energia no átomo,  ocorre instantâneamente, o que daria uma velocidade infinita ao mesmo. Assim, não seria possível o elétron existir durante esse salto (ou seja, ele vai para um outro plano da realidade), pois estaria contrariando um dos postulados de Einstein. Diz que os extra-terrestres utilizam esse princípio em teletransportes.
  • Todos os elétrons do universo estão correlacionados (emaranhados), o que demonstra a existência da consciência, que é modelada como uma nova partícula. A consciência, que também obedeceria os princípios da Mecânica Quântica, como a quantização e o princípio da incerteza, poderia ser “expandida” (o que ele descreve como uma diminuição de seu comprimento de onda, que aumenta sua extensão espacial) através de Ioga e Tai Chi Chuan. Nessa concepção, Deus seria uma entidade de consciência com comprimento de onda infinito (frequência nula).
  • Com o desenvolvimento dessa teoria, no futuro teremos comunicadores interdimensionais, algo como telefones pra falar com mortos, e máquinas que fazem deslocamentos quânticos (através da consciência) pelo universo.
  • Visa converter os céticos, mostrando que a realidade do espiritismo é conseqüência pura da Ciência.

Se vocês quiserem perder duas horas de suas longas vidas (afinal, você gasta tempo lendo esse blog), assista um dos vídeos do cara, que têm somente 14 partes:

Só me vêm a cabeça três palavras nessa hora: puta que pariu!

O pior de tudo é que o cara tem uma noção do que ele tá falando, mesmo cometendo muitos erros enquanto explica Mecânica Quântica. Isso mostra claramente que ele deve ser mesmo formado em Física (o que sinceramente não impressiona muito) pela Unicamp (isso até que impressiona, mas nem tanto). Se formar em física não significa muita coisa. Para a comunidade começar a olhar para você, é preciso alguns pós-doutorados (se não sabe o que é isso, entenda somente “coisa foda que você demora muito tempo para chegar”).

Ele tem muitos livros publicados (Quero um!… NOT!), dentre eles “Física Quântica e Ufologia”, “Manual de Sobrevivência à Guerra Nuclear” e “Relacionamentos afetivos: Sexo, tantra, amor e espiritualidade”, e parece ser conhecido no meio (leia isso como “parece já ter ganho uma grana com isso”).

Esse é um dos grandes exemplos de que a Ciência não pode ser usada a favor dos religiosos. Mesmo que eles continuem tentando criar teorias extremamente complicadas que implicam na existência de Deus, isso não basta. Um raciocínio ser válido baseado em postulados (como toda a Ciência é), não implica que ele é verdadeiro. Precisa-se de evidências. E, meu caro Laércio, é exatamente por isso que você não vai conseguir converter céticos com isso, a menos que você crie esse comunicador interdimensional de um modo que qualquer pessoa no mundo possa usá-lo.

Foda…

Tagged: , , ,

§ 3 Responses to Pseudopatas: Laércio Fonseca, Física Quântica e Espiritismo

  • Leandro diz:

    QuantASNEIRA!!!

    O cara não manja nem de uma coisa nem de outra!

    E ainda dá o maior trabalho pra depois conscientizar as pessoas que essa baboseira não é científica e não tem uma relação sequer com o Espiritismo…

  • Marina diz:

    Anh?
    Quer dizer que todo psicológo acredita na manifestação da consciencia apenas através do corpo biológico?
    Quer dizer que nenhum psicólogo acredita em vida após a morte??
    Quem é esse cara pra afirmar isso?
    A maioria dos psicólogos tentam desvincular a idéia de consciencia com o funcionamento do corpo biológico, vem dai toda a aversão de muitos psicólogos a medicamentos que tentam manipular o comportamento como os anti-depressivos e ansiolíticos receitados por psiquiatras, esses sim podem até acreditar que o aspecto comportamental ( ou da consciencia) esteja ligado a mecanismos biológicos.

    Estava gostando da teoria, mas quando ele afirmou que a consciência seria uma partícula… na minha visão foi um erro. Ela pode até manifestar campos e desta forma ” se mostrar” como matéria, mas isso é só um efeito , e não a sua essência.

    bom…foi só um desabafo XD!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading Pseudopatas: Laércio Fonseca, Física Quântica e Espiritismo at Quantasneira!.

meta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: