A Cor das partículas

25/09/2010 § 3 comentários

Cor é uma definição um tanto quanto confusa e mal-compreendida pelas pessoas. Para entender o real conceito, deve-se saber uma coisa básica: tudo o que vemos depende da luz que chega ao nosso olho. Ou seja, olhar um objeto é receber a luz que refletiu nele e chegou ao seu olho. Assim, as características do que estamos observando dependem das da luz que foi recebida.

Acontece que luz, onda eletromagnética, ocorre em diversos comprimentos de onda, formando o espectro eletromagnético:

O interessante é que tudo que está listado na figura é luz. Parece estranho, mas ondas de rádio e raios-X são onda eletromagnética, assim como o que chamamos de luz visível. A única diferença é o comprimento de onda! Mas os três são basicamente a mesma entidade.

O que faz, então, vermos azul ou vermelho? Acontece que os materiais absorvem e refletem comprimentos de onda característicos. Por exemplo, o ouro reflete bastante luz na faixa de comprimento de onda do amarelo e absorve outras cores, por isso o vemos amarelo. Uma folha de papel reflete bem todos os comprimentos de onda da luz visível e a vemos branca (branco é a mistura de todas as cores). Entretanto, se a luz de iluminação for vermelha (só emite luz nesse comprimento de onda), o papel ficará vermelho, porque é a única luz que foi refletida.

Legal, né? Mas e uma partícula (elétron, próton, etc), teria cor? A resposta é não! Uma partícula livre ao receber luz (fótons), no chamado Efeito Compton, não “reflete” de uma maneira característica (depende da luz inicial e da maneira que foi o encontro ou colisão do fóton com a partícula). Mas nós físicos quebramos essa regra! Quando desenhamos tais partículas, cada um de nós cria um esquema de cores. E mais, isso é fruto de muitas brigas incessantes, a fim de decidir qual modelo é o melhor.

Para mim, é o seguinte:

As cores das partículas são alvo da discussão inútil mais freqüente dos últimos tempos… Nos ajude a resolver esse problema e também proponha seu esquema de cores!

Anúncios

Tagged: , ,

§ 3 Responses to A Cor das partículas

  • Evandro diz:

    Não! tá tudo errado meu caro… Bom, nem tudo: o elétron é VERDE e o nêutron é AZUL! o resto eu concordo.

  • Vinícius diz:

    Efeito Doppler:

    Se vc esta enchergando o eletron verde é pq vc esta indo rapido de mais….

  • PdPano diz:

    O neutron é branco, o resto está certo. Além disso, planos infinitos são laranjas e, tanto o infinito quanto o vácuo perfeito são pretos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading A Cor das partículas at Quantasneira!.

meta

%d bloggers like this: